O que é Educação Gaia

Educação Gaia é um curso baseado em um currículo criado pelo consórcio internacional de educadores conhecidos como GEESE (Global Educators for Sustainable Earth) que há 11 anos desenvolvem currículos e cursos em design e desenvolvimento de assentamentos humanos sustentáveis.
O programa combina investigação teórica com trabalho prático, empoderando indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Seus educadores têm as Ecovilas mais bem estabelecidas do mundo como sua fonte de inspiração.
O currículo tem o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).
Atualmente, oferece cursos nos 5 continentes.


Educação Gaia no Brasil


Locais onde o Educação Gaia acontece:
  • São Paulo
  • Rio Grande do Sul
  • Rio de Janeiro
  • Brasília
  • Paraná
  • Bahia


Educação Gaia no Rio Grande do Sul

O Curso Educação Gaia Sul acontece desee 2009 nas cidades de Porto Alegre e Viamão, contando através de parcerias com instituições locais tais como:
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul
- Instituto Caminho do Meio
- Escola Amigos do Verde
- Ecovila Arca Verde


Histórico

Em 1998, educadores de ecovilas foram convidados para um encontro em Fjordvang (Dinamarca), para criar um programa base de educação em ecovilas. A partir desse momento, varias ecovilas começaram a oferecer cursos e treinamentos e varios educadores se propuseram a explorar um currciulo base.

Em 2002 durante a Conferencia Restauração da Terra, um grupo de educadores se encontrou novamente para aprofundar a discussão. Em 2004, o Gaia Trust  convidou 24 educadores de Findhorn para estruturar o programa.

O currículo começou a tomar forma em Findhorn onde foi estruturado em 4 dimensões – visão de mundo, social, ecológico e econômica, onde cada uma é dividida em 5 módulos. Quatro grupos começaram a trabalhar nos conteúdos do currículo e Chris Mare agrupou tudo em um único documento. Em 2005 o currículo foi testado e refinado em um encontro em Galgafarm (Hungria).

Em 2005, em Findhorn, durante a celebração dos 10 anos da Rede Global de Ecovilas (GEN) foi lançado oficialmente o consórcio de educadores denominado GEESE -“Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth” (Educadores de Ecovilas do Mundo para um Planeta Sustentável) juntamente com o programa Gaia Education - Ecovillage Design Education. O currículo recebeu no mesmo ano o endosso intelectual da UNITAR (Instituto para Treinamento e Pesquisa das Nações Unidas) e é instituído como uma contribuição oficial à Década Internacional da Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU (2005-2014).

Em 2006 aconteceram 7 cursos promovidos por instituições sediadas em Portugal, Israel, Escócia, Brasil, Sri Lanka, Estados Unidos e México.

A iniciativa brasileira destacou-se por ser a única com foco de aplicação urbana, sediando-se o curso na capital paulista, de forma gratuita, para 101 participantes, e contando com o apoio financeiro da Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, por meio da Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz – UMAPAZ. Em 2007, outras 9 instituições se agregam ao programa, oferecendo cursos em novos países (Bolívia, Argentina, EUA, Índia, Tailândia, Alemanha, Austrália, México e Escócia).

Em 2008, o curso amplia-se novamente, somando atualmente 28 programas e cerca de 880 designers de sustentabilidade no mundo todo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário